Você está preocupada em higienizar corretamente as suas calcinhas? Pois você está no lugar certo!

Á seguir, vou indicar para você como higienizar calcinhas corretamente e ficar tranquila quanto à isso.

Lave sua Calcinha com Sabonete Hipoalergênico

Todos os tipos de calcinhas devem ser manuseadas com mais cuidado do que o resto do guarda-roupa, não apenas as calcinhas de seda rendadas especiais.

Não é porque elas são “delicadas”. É principalmente porque elas ficam encostadas na área mais sensível da pele por longos períodos.

Use sabonete hipoalergênico suave para lavá-las, porque “qualquer coisa com sabão ou produto químico próximo à vulva pode causar irritação, coceira e reações alérgicas”.

A melhor maneira de limpar suas calcinhas é:

  • Após a lavagem, seque na secadora em temperatura baixa por 30 minutos ou passe com o ferro, pois pode ajudar a minimizar novas bactérias que foram coletadas durante a lavagem. O calor de um ciclo de baixa secagem ou de um ferro é suficiente para livrar as calcinhas das bactérias estudadas.
  • Se você tem um companheiro de quarto ou alguém na família está doente, não misture sua calcinha na mesma carga. Com as bactérias já nadando em sua máquina de lavar, não há necessidade de arriscar mais.
  • Não misture calcinhas contaminadas com calcinhas limpas. Isso é especialmente importante para pessoas que lavam roupas com menos frequência. Faça uma lavagem separada para manter os níveis de bactérias mais baixos e evitar contaminação cruzada.
  • Lave as calcinhas separadamente das roupas contaminadas com outros fluidos corporais. Em ambientes hospitalares, as roupas que foram contaminadas (com vômito, sangue, urina, etc.) são lavadas separadamente. Faça o mesmo com suas calcinhas, especialmente se você tiver parentes que trabalham em um hospital. Se houver outros fluidos, concentre-se em tirá-los das roupas e mantê-los longe das roupas que você usa contra suas partes íntimas.

Dica profissional: Se você está preocupada com a máquina de lavar, faça uma lavagem com água quente e alvejante (cerca de 1/2 xícara de alvejante para uma configuração de lavagem-centrifugação completa) para higienizar a máquina antes de colocar a calcinha.

Medidas Extras

Apesar de todos os cuidados acima, estudos mostraram que as bactérias podem sobreviver a um ciclo de lavagem, então os profissionais sugerem tomar medidas extras para garantir que elas estejam totalmente mortas e desaparecidas antes de utilizar novamente as calcinhas.

Roupas íntimas, roupas esportivas, toalhas e lençóis podem precisar de um impulso extra de poder de limpeza lavando em água morna – que é de 80 graus Fahrenheit ou mais – com a dose apropriada de um sabão de alta qualidade.

Para ter mais certeza de que você está eliminando toda as causadoras de infecções, borrife em suas calcinhas um spray antibacteriano para roupas antes de lavar, o que ajudará a matar as bactérias remanescentes.

Caso não seja possível utilizar água morna na lavagem das calcinhas, você pode adicionar desinfetante de roupa para remover os germes.

Se essas instruções ainda não são o suficiente para você, sugiro que continue lendo o artigo para mais orientações.

Como Limpar a Roupa Íntima

As roupas íntimas sujam-se rapidamente e parecem ser as mais difíceis de lavar corretamente.

Você pode lavar suas roupas íntimas do dia a dia na máquina de lavar, mas para peças delicadas, você terá que lavar na mão.

Se você conhece o processo adequado para limpar roupas íntimas, pode evitar facilmente danificá-las ou encolhê-las!

Método 1 – Removendo Manchas

Aplique uma solução tira-manchas em roupas sujas. Nunca se deve lavar roupas manchadas sem antes tratá-las, pois a água pode tornar as manchas definitivas. Borrife um removedor de manchas, da marca de sua preferência, na área manchada e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Depois que a solução penetrar na mancha, você pode colocá-la na lavadora e executá-la no ciclo normalmente.

Coloque uma pitada de sal na roupa íntima manchada de sangue e coloque em água fria. Antes de lavar roupas íntimas com manchas de sangue, esfregue uma pitada de sal na mancha. Em seguida, passe a área manchada na água fria para remover o máximo possível de sangue. O sal funciona para puxar o sangue enquanto a água fria o solta do tecido. Nunca use água morna para remover manchas de sangue, pois isso fixa a mancha e será impossível remover.

Misture sabão e peróxido de hidrogênio 3% para remover manchas de suor. Sutiãs e calcinhas de cores claras podem ficar com manchas de suor, especialmente nos meses mais quentes. Esfregue uma mistura de partes iguais de sabão e peróxido de hidrogênio 3% na mancha e deixe descansar por 30 minutos. Depois que a mistura penetrar na mancha, coloque a roupa na lavadora e lave normalmente.

Método 2 – Lavagem de Roupa Íntima Diária

Coloque a máquina de lavar no ciclo suave. Para qualquer tipo de roupa íntima de algodão, spandex ou mistura de poliéster, use o ciclo suave na lavadora para garantir que não sejam danificados durante a lavagem. Procure um ciclo identificado como “Suave” ou “Delicado” no mostrador. O movimento da configuração normal na lavadora pode causar furos e rasgos na roupa íntima. Sutiãs e calcinhas devem ser lavados a cada 3-4 trajes e podem ser colocados em uma carga para serem lavados com suas outras roupas íntimas. Lavar com muita frequência pode fazer com que percam a forma!

Coloque calcinhas, sutiãs e itens com alças em uma bolsa de malha delicada. Isso também ajuda a proteger as roupas íntimas enquanto elas estão na máquina de lavar. Evita torcer, puxar e esticar o tecido e garante que seus itens resistirão ao longo do tempo. Certifique-se de fechar todos os fechos antes de colocar os itens na sacola para evitar que se prendam na rede. Você não precisa usar uma sacola de roupas para a maioria das roupas íntimas sem alças ou arames, porque é menos provável que sejam danificados na lavadora.

Lave suas calcinhas todas juntas. É melhor esperar e carregar apenas pares de calcinhas para mantê-las seguras. Botões, zíperes e fechos de outros tipos de roupas podem puxar a roupa de baixo durante o ciclo de lavagem, causando rasgos, buracos e esticamentos. Se tiver que lavar sua roupa íntima com outras roupas, evite lavar roupas com zíperes e botões, como jeans, na mesma carga. Para roupas íntimas, cargas menores são melhores. Se você tiver muitas roupas íntimas para lavar, divida-as em duas cargas separadas para evitar danos.

Coloque a roupa de baixo plana ou pendure em um varal para secar ao ar. Para evitar que as roupas íntimas encolham, seque-as ao ar por 2 a 3 horas, prendendo-as a um varal ou estendendo-as sobre uma toalha. Se for colocá-la para secar, certifique-se de virar a calcinha na metade do tempo de secagem para que ambos os lados sequem uniformemente. Se você estiver com pressa, coloque as roupas íntimas na secadora delicada com a configuração de calor mais baixa para secar rapidamente algumas roupas.

Método 3 – Limpeza de Roupa Íntima Delicada

Separe suas calcinhas delicadas do resto de suas calcinhas. Uma maneira fácil de fazer isso é verificar as instruções de lavagem na etiqueta da calcinha. As roupas íntimas “somente para lavar à mão” terão um símbolo na etiqueta que se parece com uma mão em um balde de água ou a etiqueta dirá “somente para lavar à mão” ou “lavagem manual”. Se você não conseguir encontrar a etiqueta ou se ela estiver faltando, uma regra geral para identificar peças delicadas é segurar a roupa contra a luz. Se você puder ver através do tecido, é delicado e deve ser lavado à mão.

Mergulhe os pedaços em água com sabão por cerca de 5 minutos. Encha sua pia ou tanque com cerca de 5,1 a 7,6 cm de água. Em seguida, esguiche uma quantidade do tamanho de uma ervilha de sabão neutro ou xampu de bebê na água e mexa para criar bolhas. Coloque sua calcinha de renda, seda e e outros tipos de calcinhas delicadas na água e deixe-as de molho. A temperatura da água vai depender se o item está manchado ou não. Para manchas de sangue, use água fria para evitar que a mancha endureça. Para lavagem regular, é seguro usar água morna. Antes de encher a pia, certifique-se de que esteja limpa com um pano ou lenço umedecido!

Use as mãos para mover a roupa na água com movimentos sibilantes. Evite torcer, puxar, esfregar ou esticar o tecido. Agite-o suavemente na água por cerca de 2 minutos para imitar os movimentos de uma máquina de lavar. Se você tiver uma mancha no item, aplique uma gota de sabão adicional no local e esfregue suavemente com o polegar. Evite usar outras soluções no tratamento de manchas, pois podem danificar o tecido ou causar descoloração.

Enxágue a roupa em água fria para tirar o sabão. Para tirar o sabão da calcinha, elimine a água da pia ou do tanque e abra a torneira para fazer um jato de água fria. Enxágue a roupa com água morna até que não haja mais sabão escorrendo pelo ralo. Se você não quiser deixar a água correr ou se tiver muitas roupas para enxaguar, você pode encher a pia ou tanque com água fresca e fria e fazer o mesmo movimento para enxaguar.

Enrole a calcinha em uma toalha branca delicadamente para remover o excesso de água. Assim que terminar de enxaguar, absorva a umidade do tecido usando uma toalha de banho limpa. Evite usar toalhas coloridas, pois elas podem contaminar tecidos mais delicados. Seja gentil com a roupa íntima e evite apertar ou torcer na toalha. Bata levemente na roupa para enxugar a água.

Pendure a calcinha para secar. Use um prendedor de clipes ou prendedores de roupa para pendurar a roupa de baixo e deixá-la secar ao ar. Para tecidos mais leves como renda, deve levar cerca de 3-4 horas para a roupa íntima secar completamente. Para tecidos mais densos, como seda ou cetim, aguarde 5-6 horas. Se você não tiver um lugar para pendurar sua roupa íntima, pode colocá-la sobre uma toalha para secar. Vire a roupa após 1,5 a 2 horas para garantir que ambos os lados sequem por igual.

Aviso:

Sempre verifique as etiquetas de itens delicados para garantir que você os está lavando de acordo com as instruções do fabricante.

Compartilhe Esta Página:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *